Destaque, Destino, Estilo

Santa Barbara: a riviera americana

Santa Barbara é uma pequena cidade localizada na costa central da Califórnia, entre as montanhas Santa Ynes e o Oceano Pacífico. A arquitetura espanhola e o clima mediterrâneo garantem à cidade o apelido de riviera americana. E não é para menos: a cidade é realmente muito charmosa. Não deixe de incluí-la no seu roteiro pela costa californiana.

É possível conhecer o principal da cidade em apenas um dia, mas, em dois dias, você conseguirá curtir com mais calma as suas lindas praias e experimentar um pouco mais da culinária, que é super variada e, muitas vezes, sofisticada. Sem falar nos hotéis, que parecem maravilhosos (ainda não ficamos hospedados por lá).

Não há data ideal para visitar Santa Bárbara, pois o clima é ameno durante todo o ano. Entretanto, se o seu objetivo é literalmente ficar deitado na areia e entrar no mar, sugerimos que faça essa viagem entre os meses de junho e setembro.

Uma vez na cidade, estacione o carro em um dos estacionamentos públicos (75 min de graça + $1,50 por hora adicional – nov/2018) e aproveite para caminhar pelas várias ruas charmosas. Se preferir, alugue uma bicicleta para pedalar pelo calçadão principal enquanto aprecia a linda vista.

Mas afinal de contas, o que há de tão interessante nessa cidade?

 

State Street

A State Street é a principal rua de Santa Bárbara e conta com muitas lojas, restaurantes e bares. O clima é super legal, principalmente durante o dia. Caminhe pela rua, procure um restaurante que lhe agrade e sente para uma refeição demorada. Não deixe de pedir um vinho local. São deliciosos!

State Street, principal rua de Santa Barbara

 

Paseo Nuevo

Ao passear pela State Street, aproveite para caminhar pelo Paseo Nuevo, um pequeno shopping a céu aberto.

Paseo Nuevo, shopping a céu aberto

 

Stearns Wharf

O píer de Santa Barbara é o mais antigo da Califórnia! Foi construído em 1872 e várias vezes destruído por incêndios, mas você nem vai reparar quando passar por lá. O píer é maior do que a maioria dos muitos que você passará em uma viagem pela costa californiana. É possível, até mesmo, entrar de carro e estacionar lá no final do píer, praticamente no meio do mar (gratuito nos primeiros 90 minutos, basta validar o ticket em qualquer loja ou restaurante).

A vista é lindíssima: mar, aves passando a todo momento, palmeiras e as montanhas ao fundo. Impossível não se apaixonar. Não deixe de assistir ao pôr do sol de lá.

Píer de Santa Barbara

Se estiver com fome, escolha um dos vários restaurantes para comer apreciando a vista. Acabamos não comendo por lá, então não temos dica específica de nenhum. De qualquer forma, a maioria dos restaurantes nos Estados Unidos coloca o cardápio na porta, o que facilita na hora de escolher.

Além disso, o píer possui algumas lojas de souvenirs e, até mesmo, um bar para degustação de vinhos.

 

Santa Barbara County Courthouse

Outro passeio imperdível em Santa Barbara: o Tribunal de Justiça. Não, eu não sou o tipo de advogada que vai passear e visita tribunais pelo mundo afora hehehe É que o lugar é realmente lindo!

O prédio possui arquitetura neocolonial espanhola e um jardim muito bem cuidado, com diversas palmeiras e flores. Quando estivemos lá, um casamento estava sendo celebrado no jardim.

Santa Barbara County Courthouse

 

Mas o ponto alto dessa atração é a vista de tirar o fôlego da torre do prédio principal (clock tower). O acesso é simples, basta pegar o elevador para o último andar. E o melhor: o passeio é gratuito, assim como os demais listados acima.

Santa Barbara vista de cima

 

Como passamos apenas um dia na cidade, acabamos não visitando os demais andares da torre, mas parece ser bem legal. Vale a visita se estiver com mais tempo.

 

El Presidio de Santa Barbara

Muito próximo à courthouse fica localizado o presídio de Santa Barbara, uma antiga instalação militar construída pelos espanhóis em 1782. Atualmente é um museu e sítio arqueológico que conta com uma das estruturas mais antigas da Califórnia.

 

Shoreline Park and Leadbetter Beach

Caminhe pelo lindo parque à beira mar apreciando a imensidão azul recortada pelas montanhas. Vale também um descanso na areia da Leadbetter Beach.

Orla de Santa Barbara

 

Ciclovia e praias

A orla de Santa Bárbara é a nossa parte favorita da cidade. Vale a pena alugar uma bicicleta e pedalar pela Cabrillo Blvd. e Shoreline Dr. (é a mesma rua, mas muda de nome na altura do porto).

Para quem pretende estender a toalha e pegar sol, a dica é ir também nas praias East and West, localizadas a oeste e leste do porto. Além disso, vale a visita à Arroyo Burro Hendry’s Beach.

 

Skater’s Point

Ainda na Cabrillo Blvd, na altura da Anacapa Street, está localizada uma pista de skate, que conta com uma super vista para o mar e para o píer. Para os amantes do esporte, vale a pena conferir.

Pista de skate de frente para o mar

 

Onde comer

Infelizmente não tivemos a oportunidade de provar vários restaurantes para compartilhar uma lista de opções, mas não podemos deixar de recomendar a Olio Pizzeria, que é simplesmente sensacional! Os donos são italianos e sabem muito bem o que estão fazendo na cozinha hehehe Impossível não exagerar na comilança. O restaurante Olio e Limone, que fica ao lado da pizzaria, é dos mesmos donos e também ouvimos falar muito bem.

Outra dica que não pode faltar é a sorveteria McConnell’s, que produz sorvetes artesanais desde 1949. É um sucesso, está sempre com fila na porta. Nós aprovamos!

 

Hospedagem

Não ficamos hospedados em Santa Bárbara porque fizemos um bate e volta de Los Angeles, mas vimos hotéis maravilhosos por lá. Certamente será uma experiência gostosa passar mais tempo em Santa Bárbara. A dica que podemos dar é que você não deve esperar gastar menos de $200 dólares por noite, principalmente durante o verão. Se o orçamento estiver apertado, considere passar o dia em Santa Bárbara e dormir em alguma cidade próxima, como Ventura ou Oxnard. Se estiver viajando pela costa da Califórnia, outra opção é pernoitar em San Luis Obispo. Para pesquisar hotéis, clique aqui.

Para finalizar: vai viajar pela Califórnia? Não deixa de ler os nossos outros posts:

Yosemite National Park: o guia completo

Boa viagem!

Comentários