Destino

Guia Los Angeles: a badalada Santa Monica

Santa Monica recebe mais de 7 milhões de visitantes todos os anos. O motivo? É a cidade de praia mais jovem e animada da Califórnia, com muitos bares, restaurantes, lojas e um visual lindo para o Oceano Pacífico.

Reunimos as melhores dicas de Santa Monica neste post e colocamos tudo no mapa abaixo para facilitar a localização 😉 Não se esqueça de clicar no quadradinho no canto superior esquerdo para uma melhor visualização.

 

Principais atrações

Uma ótima forma de iniciar o passeio por Santa Monica é pelo Palisades Park, na altura da Montana Avenue. Além de o parque ser lindo, com muitas árvores, flores e esquilos, a localização é perfeita para curtir o visual do Oceano Pacífico, das casinhas de frente para a praia e do Píer de Santa Monica ao fundo. Após passear pelo parque, caminhe pela Ocean Avenue em direção ao píer, passando pelo Ocean Park, localizado entre a California Ave e a Colorado Ave. O trajeto todo possui 2km (30 minutos caminhando). Se estiver de preguiça, comece o passeio direto pelo Ocean Park em direção ao píer (partindo na altura da California Avenue, leva 15 minutos).

Ocean Park e a vista para o mar e o píer

 

A próxima parada é, com certeza, o Píer de Santa Monica, que marca o final da famosa Rota 66, estrada que tem início em Chicago e praticamente atravessa os Estados Unidos, passando por diversos estados.

Esse é o píer mais visitado do sul da Califórnia e, por isso, está quase sempre lotado. Evite ir nos finais de semana se puder. É bastante turístico e o parque de diversões em cima do píer deixa tudo colorido e charmoso. O Pacific Park inclui montanha russa (West Coaster) e roda gigante (Pacific Wheel), além de oferecer um super visual do mar e da costa californiana. Em dias bonitos e limpos, é possível avistar as montanhas de Malibu de um lado e Venice Beach do outro.

A entrada no parque é gratuita e cada brinquedo custa entre $5 e $10. O passe diário ilimitado custa $32 (adultos e crianças acima de 8 anos) e $17 (crianças com 7 anos ou menos) e permite usar os doze brinquedos quantas vezes quiser.

O famoso píer de Santa Monica, final da Rota 66

Píer visto da praia – Foto: Si B para flickr.com

 

Santa Monica possui várias ruas bonitinhas com restaurantes e lojas e a principal delas é a Third Street Promenade. É, na verdade, um shopping a céu aberto super charmoso. Vale a pena dar uma volta por lá mesmo que você não pretenda fazer compras. A rua também conecta ao Santa Monica Place, um shopping com todas as lojas que você não tiver encontrado na Third Street Promenade. As principais lojas estão marcadas no mapa acima. Se ainda der tempo, vale dar uma caminhada pela Montana Ave, menos conhecida pelos turistas, mas com muitas lojas e restaurantes.

Third Street Promenade – Foto: daryl_mitchell para flickr.com

 

Outra sugestão para quem não está com o roteiro apertado e quer conhecer cada cantinho de Santa Monica, vale seguir pela Colorado Avenue e passear pelo Tongva Park.

Além dessas atrações, vale caminhar perdido(a) pelo bairro e descobrir novos lugares. Se estiver calor, é legal também pegar uma praia e mergulhar no Oceano Pacífico. O pôr do sol nessa região é lindíssimo, vale ficar até o final do dia para apreciar.

Praia de Santa Monica vista do píer – Foto: Pedro Szekely para flickr.com

 

Em termos de roteiro, esse dia da viagem pode começar em Venice Beach e terminar em Santa Monica. Os bairros ficam localizados um ao lado do outro e a melhor forma de locomoção é de bicicleta pela ciclovia da Ocean Front Walk. Esse é um passeio imperdível quando em Los Angeles, nada tem mais clima da Califórnia do que isso! 🙂 Há várias lojas para alugar bicicleta, mas a forma mais barata é usar um dos vários aplicativos, como Metro Bike Share, Jump, Hulu etc. Para quem estiver sem internet, há alguns totens da Metro Bike Share em que é possível comprar um cartão para utilizar as bicicletas.

Se bater uma preguiça, você pode ter a vista da foto abaixo passando de carro pela Ocean Ave, começando na altura da Bicknell Ave, e depois seguindo pela Barnard Way.

Foto: Si B para flickr.com

 

Para quem estiver de carro, uma ótima dica é estacionar nos “public parkings” de Santa Monica. A maioria desses estacionamentos oferece 90 minutos gratuitos. Para acessar o mapa com todos os estacionamentos públicos de Santa Monica, clique aqui. Vale avisar que estacionamento público por aqui não significa gratuito (com exceção dos primeiros 90 minutos), mas sim aberto ao público em geral.

 

Restaurantes

Há várias opções de restaurantes em Santa Monica. Se estiver em busca de algo mais requintado, um dos restaurantes mais famosos e chiques de LA é o The Lobster, localizado na entrada do píer.

Restaurante The Lobster – Foto: divulgação do restaurante

 

Ainda no píer, há uma unidade do Bubba Gump Shrimp Co., restaurante famoso nos Estados Unidos por servir frutos do mar a um preço acessível. Com vista para o mar, é possível ainda comer na Ocean Avenue, principalmente entre a Colorado e a Broadway Avenues. Há várias opções e, como ainda não fomos, não recomendamos nenhum em particular, mas a maioria é bem avaliada no Trip Advisor e no Yelp.

Se a ideia é uma refeição mais leve, as dicas são Urth Caffé, True Food Kitchen, CAVA, Le Pain Quotidien e The Wholefoods Market, o mercado queridinho para refeições baratas e saudáveis.

True Food Kitchen – Foto: divulgação do restaurante

 

Para hambúrguer gourmet, prove o Umami e o Father’s Office. O primeiro é super badalado e conta com opções vegetarianas e veganas. O segundo é descolado, com mais cara de bar e várias opções de cervejas.

Umami Burger – Foto: divulgação do restaurante

 

Para os que estiverem com vontade de uma bela massa italiana, a dica é o Fritto Misto, restaurante simples, mas delicioso.

Para finalizar as dicas de restaurantes, um clássico americano é o The Cheesecake Factory e há uma unidade no Santa Monica Place. Pratos enormes, cheesecakes deliciosas e tudo a um preço bastante razoável. Fuja aos finais de semana, quando o restaurante fica lotado com longas filas de espera.

 

Bares e boates

Se a ideia é escutar música enquanto bebe uns bons drinks, uma ótima dica é o The Bungalow, localizado de frente para a praia. O melhor horário, na nossa opinião, é o pôr do sol. Durante a noite também é super animado e tem mais cara de balada. A entrada é gratuita na maioria das vezes.

The Bungalow – Foto: divulgação

 

Para sair à noite, duas opções famosas em Santa Monica são o The Victorian e o Circle Bar. O primeiro é mais bar e o segundo é balada animadíssima famosa entre os solteiros. Eu particularmente não amei o Circle Bar, mas há muita gente que gosta, então fica aí a dica.

Para sports bar, vale conferir o Barney’s Beanery e o Brick + Mortar. Os bares possuem várias televisões com tudo que é tipo de esporte sendo transmitido. Essa experiência bem americana não pode ficar de fora do roteiro para quem gosta de esportes.

Importante: não esqueça de levar documento, de preferência o passaporte. Além disso, somente é permitida a entrada de maiores de 21 anos. Ah, todos os bares e boates somente funcionam até as 2h da manhã!

 

Hospedagem

Inserimos no mapa linkado no início do post alguns hotéis que já ouvimos falar bem, como Hotel Casa Del Mar, Shutters on the Beach, Ocean View e Shore Hotel.

Como nós moramos em Los Angeles, acabamos não nos hospedando em nenhum dos hotéis, mas fica a dica de que Santa Monica é um dos melhores lugares para se hospedar.

 

Com isso, encerramos o nosso post sobre Santa Monica. Esperamos que você tenha uma ótima viagem! 🙂

 

Planejando viajar pela Califórnia? Leia também:

Los Angeles: o que esperar da cidade?

Santa Barbara: a riviera americana

Yosemite National Park: o guia completo

Comentários